Johann Wolfgang von Goethe


Johann Wolfgang von Goethe - (1749-1832)

Escritor alemão, além de cientista, filósofo e botânico. Como escritor, foi uma das mais importantes figuras da literatura alemã e do Romantismo europeu, nos finais do século XVIII e inícios do século XIX. Juntamente com Schiller foi um dos líderes do movimento literário romântico alemão ‘Sturm und Drang’. Como botânico descreveu a Planta Primordial, em sua obra 'A Metamorfose das Plantas'. Exímio diplomata e convivendo dentro dos círculos artísticos, conviveu entre outros, com grandes intelectuais e músicos de seu tempo como Schiller, Beethoven e Lizst.

Foi o autor da peça ‘Fausto’, publicada em duas partes, a saber: em 1806, a primeira e mais famosa e a segunda em 1833, porém inacabada. A segunda parte de Fausto foi publicada apenas postumamente, conforme carta ao amigo Eckermann, ao qual dizia para que só abrisse o pacote com o manuscrito original após a sua morte, num profundo lamento prevendo que a sua literatura seria deixada no esquecimento.

Também foi autor de diversos romances de grande valor literário, como ‘Os Sofrimentos do Jovem Werther’ e de uma obra poética importante, além de uma 'Autobiografia' e relatos de viagem e críticas artísticas. Sabe-se através de diversas cartas encontradas, trocados com seus inúmeros amigos, sobretudo, que Goethe ficou bastante aturdido com os andamentos da Revolução Francesa.

Morreu em Weimar, após uma vida de uma produtividade extraordinária.



Obras do Autor



EDITORA LANDMARK LTDA.
Rua Alfredo Pujol, 285 - 12º andar - Santana - 02017-010 – São Paulo - SP - Brasil
Tel.: +55 (11) 2711 2566 / 2950 9095

[email protected]