L Frank Baum


L Frank Baum - (1856-1919)

Escritor, dramaturgo, jornalista e empresário artístico norte-americano. Foi criador de um dos mais populares livros já escritos na literatura americana infantil: O Mágico de Oz.

Em 1897, tornou-se membro da Sociedade Teosófica, incorporando frequentemente em seus livros temas e símbolos desta doutrina. Em julho de 1888, após uma série de fracassos comerciais, Baum e esposa mudaram-se para Aberdeen, no estado de Dakota do Sul, onde dedicou-se ao comércio local falindo logo em seguida. Esse fato o leva a fundar um jornal local, atividade que já desenvolvia na Costa Leste dos EUA, o “The Aberdeen Saturday Pioneer”, aonde ele escreveu uma famosa coluna denominada "Nossa Terra Senhora". A descrição do Kansas, feita por Baum em "O Maravilhoso Mágico de Oz", foi baseada nas suas experiências no Dakota do Sul. Depois que seu jornal faliu em 1891, ele e família mudaram-se para Chicago, onde Baum conseguiu trabalho como repórter para o “Evening Post”, trabalhando também como caixeiro-viajante. Em 1897, incentivado pela família, escreveu e publicou um livro infantil – “Mamãe Ganso em Prosa” uma coleção de rimas escritas em prosa. “Mamãe Ganso” foi um estrondoso sucesso, o que permitiu a Baum deixar seu trabalho de caixeiro-viajante.

Em 1899, Baum fez uma parceria com o ilustrador W. W. Denslow, para publicar a continuação do seu livro anterior: "Papai Ganso", uma coleção de poesias infantis em estilo non-sense, em contraposição a uma série de livros intitulados "Mamãe Ganso", editados nos EUA e Inglaterra, sem adotar este título já repetido. O livro foi um sucesso, tornando-se o best-seller infantil do ano. Em 1901, Baum e o ilustrador Denslow publicaram “O Maravilhoso Mágico de Oz”. O livro permaneceu na lista dos mais vendidos por dois anos consecutivos. O seu nome passou a ser sinônimo de Oz e para se distanciar das suas personagens passou também a publicar uma série de livros e histórias para adultos com pseudônimos, sendo revelada a sua verdadeira identidade apenas quando o mesmo faleceu em 1919.



Obras do Autor



EDITORA LANDMARK LTDA.
Rua Alfredo Pujol, 285 - 12º andar - Santana - 02017-010 – São Paulo - SP - Brasil
Tel.: +55 (11) 2711 2566 / 2950 9095

[email protected]