Albert Pike


Albert Pike - (1809-1891)

Um dos mais destacados eruditos da Maçonaria dos Estados Unidos da América, líder do Supremo Conselho por trinta e dois anos ininterruptos, foi um dos mais importantes expoentes intelectuais do seu tempo. Foi um dos mais importantes sistematizadores da história da Franco-Maçonaria, transcrevendo em suas principais obras toda a liturgia e os procedimentos ritualísticos.

Participou em 1848 da Guerra contra o México e entre 1861 e 1862 da Guerra Civil Norte-Americana, onde galgou o posto de General de Brigada, liderando um batalhão formado por indígenas. Após a Guerra Civil, em 1868, instala-se na capital federal, Washington D.C., onde passou o resto dos seus dias, exercendo a advocacia, sendo um dos grandes defensores da campanha abolicionista norte-americana, bem como da causa indígena.

Ao unir-se ao Supremo Conselho da Jurisdição Meridional, encontrou uma situação caótica e sem uma unidade litúrgica: os rituais eram desorganizados; muitas Lojas adotavam procedimentos próprios e a estrutura administrativa do Supremo Conselho não possuía qualquer controle sobre membros e serviços de benemerência. Fortaleceu então os ensinamentos, expurgando todo o sectarismo e adversidade política dos rituais, estabelecendo uma rota de desenvolvimento intelectual. Engrandeceu o conteúdo das instruções dos diversos Graus com um amplo conhecimento das culturas antigas – conhecia fluentemente sânscrito, hebraico, grego e latim – fundamentando e comprovando o que antes era apenas perceptível.



Obras do Autor



EDITORA LANDMARK LTDA.
Rua Alfredo Pujol, 285 - 12º andar - Santana - 02017-010 – São Paulo - SP - Brasil
Tel.: +55 (11) 2711 2566 / 2950 9095

[email protected]