Sobre Heróis


   O heroísmo e a veneração do herói na História
 
 
Seis ensaios de Thomas Carlyle, publicados em 1841 e baseados em uma série de palestras realizadas em 1840. As palestras que glorificavam os grandes homens através da História, foram extremamente populares. Nos ensaios ele discute os diferentes tipos de heróis e oferece exemplos de cada tipo, incluindo divindades dos mitos pagãos, profetas religiosos, poetas, sacerdores, homens de letras e governantes.

Um dos maiores e mais contundentes historiadores da Era Vitoriana, Thomas Carlyle foi presciente sobre a importância do heroísmo na definição da ambição das nações e de seus povos.

Sua obra, "Sobre Heróis: O heroismo e a veneração do herói na História" é pioneiro no estabelecimento dos estudos históricos sobre a formação das figuras emblemáticas da Humanidade. Desde suas primeiras páginas, a obra reconhece a íntima relação entre heroísmo e mito. A partir da lenda de Odin, deus supremo da mitologia nórdica, Carlyle descreve as diversas formas que o heroísmo pode adotar: através dos deuses, dos poetas, dos guerreiros, dos sacerdores, profetas e reis. Sua ênfase nas grande obras dos grandes homens limita-se às presunções vitorianas: as mulheres sequer são mencionadas e pouca atenção é dada à realização da cooperação. Mas Carlyle ultrapassa esses limites da melhor forma possível à época, assegurando que as pessoas possuem escolhas e tornando nítido o papel que o heroísmo possuí na inspiração e condução dessas mesmas pessoas.

Na visão de Carlyle, somente os indivíduos dinâmicos poderiam produzir e dominar os eventos através de suas energias cativantes e espirituais: uma vez que as fórmulas ideológicas substituíram o papel do "herói", a sociedade tornou-se desumanizada. Essas ideiais foram influentes no desenvolvimento do Socialismo, mas segundo alguns estudiosos de suas obras, também foram determinantes na criação do Fascismo.

   Onde Comprar

 

   Autor

 

   Ficha Técnica

A ser lançado em breve.

 
   Thomas Carlyle
 
O heroísmo e a veneração do herói na História

ISBN 978-85-63718-00-0

Tamanho: n/a

Páginas: 0   /   Peso: 0g

Preço da Capa:  R$0,00

Selo: Arte & Música